Vai passar as férias na Neve ? Prepare sua mala!

Arrumar a mala é sempre um dilema: levamos muita coisa que nem usamos e esquecemos justamente o que mais queríamos!

No inverno então, tudo fica mais complicado, as roupas são bem mais volumosas e não dá para lavar e secar no dia seguinte…

Mas como saber o que levar para a neve, moramos num pais tropical? Na verdade, nem temos roupa para neve!!!

É preciso arrumar uma mala bem planejada, para não faltar nada (e nem levar nada demais).

roupa neve

O ideal é se vestir por camadas:

  • primeira camada: camiseta de algodão por baixo de tudo
  • segunda camada: segunda pele – calça e blusa (pode ser de algodão ou sintética). Ela irá manter seu corpo aquecido e impedir que perca calor. Precisa ser  aderente ao corpo, mas sem incomodar.
  • terceira camada: algo para aquecer, pode ser um soft /polar/fleece. Se tiver muuuuiiiito frio, pode colocar calça também (mas não acho necessário)
  • Quarta e última camada: calça e jaqueta próprios para neve, que precisa ser térmica e a prova d’água.

Não esqueça dos pés!! Como eles ficaram em contato direto com a neve, é importante colocar duas meias: a sintética que vai evitar que perca calor e depois a de lã ou térmica, para aquecer.

O tênis ou bota precisam ser específicos para neve. Quando for comprar, pergunte se é a prova d’água e qual a temperatura que ele “aguenta” (geralmente – 10 graus e etc..). Compre um pouco folgado, pois vc irá usar uma ou duas meias. Não há nada pior que sapato apertado  (ainda mais nas férias)!! Botas crocs ou galocha são a prova d’agua, mas não são resistentes a baixa temperatura e pode gelar o seu pé!

Luvas, gorros e cachecol são essenciais. Perdemos calor pelas extremidades, então é importante deixar as mãos, pés e cabeça bem aquecidos. As luvas precisam ser a prova d’agua também.

Para as crianças, o ideal é utilizar as jardineiras, que protegem o peito. E para bebês, tem macacão completo!

Parece frescura, mas um protetor de orelha ajuda muito…

Nas estações de ski  ou cidades  “geladas”, todos os ambientes fechados tem calefação, então, capriche na blusinha que estiver usando embaixo de toda a roupa ou passará vergonha! rsrsr

Olhe as crianças dentro do chalé: neve do lado de fora e shorts e camiseta dentro de casa.

dentro chale 2

Na hora de comprar sua roupa, questione se é impermeável (pode molhar ou ficar na neve) e  se é resistente a baixas temperaturas. Nem sempre o impermeável resiste a baixas temperaturas e vice-versa.

Geralmente as roupas de crianças tem um ajuste, que vc pode aumentar a manga e a barra da calça depois.. (é caro demais para usar uma vez só!!!) rsrs

Muitos lugares alugam roupas para neve e ski, mas se preferir, você pode comprar no Brasil, em lojas de esporte, como a Decatlon e Centauro. Nos EUA ou paises com inverno rigoroso, você encontra estes produtos com facilidade e preço baixo. Eu comprei jaqueta, calça e tênis pelo ebay  (chegaram no prazo e só fui taxada em um tênis). A segunda pele e as meias térmicas, comprei na Decatlon.

Importante levar óculos de sol (se tiver o específico para ski melhor), hidratante e protetor solar e labial.

Agora é só arrumar as malas e boa viagem!!

Sobre Debora Galizia

Sou publicitária, casada e mãe de um lindo casal de crianças, que já estão mais crescidinhos... Mas que desde pequenos sempre adoraram nos acompanhar nas viagens, para conhecer este imenso mundo!!!