Tax Free Barcelona – Como funciona?

 Todo cidadão não residente na União Européia, quando estiver passeando na Europa, tem direito ao reembolso do imposto pago na mercadoria (IVA). O valor do imposto e o valor mínimo de compra varia de país para pais.

tax free

Isto é válido para produtos que você irá levar com você, não se enquadram Hotel, Alimentação e Lazer.

Na Espanha, você pode solicitá-lo nas compras acima de EU$ 90,00 e os valores de impostos variam de 7% (livros e ótica)  a 18% do valor da compra.

Você paga o valor total da mercadoria (incluindo o imposto IVA) e quando for deixar a cidade, solicita Tax Free.

Funciona da seguinte forma:

Quando você for pagar suas compras, solicite ao vendedor o “Tax Refund”. Praticamente 90% das lojas na Espanha já aderiram a este sistema. Geralmente as lojas tem um adesivo na vitrine ou no caixa.

Ele irá pedir seu passaporte e emitir uma nota/formulário específico.

Guarde este formulário e a nota juntos, para fazer a solicitação.

No Aeroporto, você precisa passar na Aduana, apresentar as notas e solicitar o Tax Free. Você pega uma fila, com todos os comprovantes em mãos, o atendente irá conferir as notas e poderá pedir para ver o produto.

IMPORTANTE: Solicite o Tax Free ANTES de despachar a bagagem, pois  eles podem solicitar que você apresente os produtos e  se você não estiver com eles, simplesmente NÃO ACEITAM e você fica sem o reembolso!

O reembolso do valor pode ser no cartão de crédito ou em dinheiro.

Depois e passar na Aduana e ter os formulários carimbados, você terá que ir no guichê das empresas que administram o Tax Free. As duas mais conhedicidas são Global Blue e Premier Tax Free. Cada empresa é responsável pelo reembolso das suas empresas cadastradas, então, pode ser necessário ir nas duas e pode ter alguma outra, onde será necessário solicitar o reembolso por correio.

A solicitação deve ser feita sempre no aeroporto que você for deixar a Europa.

Se estiver deixando a Europa de navio ou de carro para algum pais que não faça parte da Comunidade Européia, o procedimento é um pouco diferente. Você deverá carimbar todos os seus comprovantes na Aduaneira e depois, enviar por correio para o escritório de Tax Free, de Madri, escolhendo a forma como deseja receber o reembolso: depósito em conta bancário, cartão de crédito ou cheque.

Faça as contas, dá um pouco de trabalho, mas vale a pena!

Sobre Debora Galizia

Nossa família sempre amou viajar, desde quando as crianças eram pequenas. Hoje são adolescentes e mantemos esta paixão! Aqui você vai encontrar um pouco das nossas aventuras pelo Brasil e pelo mundo, nossas dicas, "perrengues" e nossas experiências...

3 comentários sobre “Tax Free Barcelona – Como funciona?

    1. As lojas precisam estar cadastradas no sistema de tax free e tem alguns tolices (valor mínimo e etc..). Pergunte na loja, pois eles precisam te dar um formulário diferente. O valor do refund é aproximadamente o do imposto.
      bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *