PUNTA CANA

Relato de uma viagem com três casais de amigos, cada um com dois filhos. Uma semana bem agradável nas águas turquesas do Caribe.

 

Quem foi? 3 casais com 1 criança de 10 anos, 1 de 9 anos, 2 de 8 anos, 1 de 7 anos e 1 de 4 anos.

Quando? última semana de maio/2013

Quanto tempo? 8 noites

Como? Fomos de Copa Airlines com conexão no Panamá. O vôo saiu as 02h30 da madrugada e chegamos em Punta Canta as 11h30m (horário local). 6h30 Brasil-Panamá + 2h30 Panamá-Punta Cana.

Onde ficamos? Barceló Bavaró Punta Cana

Por quê Punta Cana? Queriamos um local para descanso, com praias bonitas e kids friendly

Punta Cana é o principal destino de turismo da Republica Dominicana. Com prais paradisíacas com água azul turquesa do mar do Caribe (de uma lado) e Oceano Atlantico, resorts luxuosos.

É o destino ideal se você procura uma semana para relaxar, curtir praia, hotel e mordomias, já que Punta Cana se resume a isso. A vida noturna se resume a shows e cassinos do hotel (fracos) e se você pensa em compras, esqueça!!

punta13

A Republica Dominicada fica na área bem central do mar do Caribe. Divide a mesma ilha que o Haiti. Sua capital São Domingos fica há mais ou menos 3 horas de Punta Cana.

punta mapa

Em Punta Cana, encontramos mais de 40 resorts, a maioria all-inclusive (bebidas e comidas inclusas na diária). Tem mais de 50 km de praias tem o típico mar turqueza do Caribe e areia fina e branca.

Clima: Por estar na região central do mar do Caribe, seu clima é quente praticamente o ano todo, com temperatura de 30 graus no inverno. As chuvas são mais frequentes ente maio e dezembro, porém são raras e rápidas pancadas. A brisa do mar alivia o calor, ficando uma sensação muito boa. De julho a novembro é a temporada de furacões, porém, a probabilidade é minima!

Vôo: Atualmente, você pode ir do Brasil à Punta Cana pela Copa Air (conexão Panamá), American Airlines (Miami), United Airlines (Nova York), Delta (Atlanta ou Nova York), Avianca (Bogotá), Taca (conexão , Gol (Santo Domingo ou Caracas), Lan (Lima e Santiago) e a Tam. Atenção: Se você for com conexão nos EUA, é necessário ter o visto americano válido.

aeroporto-punta-cana

Visto: É necessário o passaporte válido, porém naõ precisa de visto. Na chegada do Aeroporto, você “compra” um visto de entrada no país, por uma taxa de U$ 10,00. O aeroporto é bem pequeno, tem apenas 2 terminais e a inspeção das bagagens é feita manualmente e com cães farejadores.

Vacina: Não é necessário nenhum tipo de vacina especial, mas é sempre bom ficar atento antes da viagem. Isto pode mudar, devido a alguma epidemia. Algumas pessoas, mais precavidas, tomam a vacina da Febre Amarela, mas ela não é obrigatória.

Estrutura: Apesar da beleza natural e da grande quantidade de resorts internacionais, a cidade ainda não possui infraestrutura. As opções de passeios são poucas e o centro da cidade é bem feio e precário. Fico imaginando se precisar de um médico lá…

Moeda: A moeda local é o peso dominicano, que vale  0,03 dólares ou    reais. Mas em todos os locais, pagamos e recebemos troco em dolar.

pesos dominicanos

Idioma: O idioma oficial é o espanhol, mas dentro dos hotéis o inglês é muito utilizado.

Fuso horário: Tem diferença de 1 hora a menos em relação ao horário de Brasilia (sem considerar o horário de verão)

Transporte: Não é recomendado alugar carro, tudo é muito longe, as estradas são bem ruins. Se for contratar algum passeio, o transporte já esta incluso e existe a opção de táxi. Do aeroporto para o Hotel, muitos hoteis tem promoções de transfer grátis ou pagos, acho que vale a pena.

Culinária Tipica: Uma bebida tipica de Punta Cana é a Mamahuana, uma mistura de raizes, mel, vinho e whisk, que segundo a tradição local é afrodisiaco! Outra bebida muito comum é o Rum, conhecido como Vitamina R.

A culinária lembra muito a mexicana, bem condimentada e com origens africanas e espanhola. Sancocho (ensopado de carne de vaca), Moro (feijão, arroz e carne estofada), Locrio (parecido com a paella), Asopao (sopa de arroz, frango, tomate e coentro), Pica Pollo (pedaços de frango frito), Tostones (banana verde frita com sal, vinagre e alho), yaniqueques (torta de farinha cozida com bicarbonato de sódio, água e sal); bolinhos de mandioca; empadinhas de mandioca; e sobremesas como o doce de leite ou doce de coco.

Gorjeta: É em média 10% do valor da conta, muitos restaurantes já embutem na conta. Para camareiras e maleiros, seguimos o critério dos EUA (1 a 2 dolares por mala ou 1 dolar por dia)

Atendimento: O atendimento não é tão gentil como de Cancun, poucas pessoas atenderam com um sorriso no rosto, era um atendimento eficaz e nada mais. O uniforme padrão das funcionárias é saia bem curta e justa, mas não é vulgar, é apenas a forma delas se vestirem.

Comércio:Tem muito Haitianos trabalhando em Punta Cana e os que trabalham com vendas (lojas ou nas feirinhas) são muito insistentes e brigam por uma vende de $ 1.

Esporte: O esporte preferido dos dominicanos é o baseball e se você estiver lá entre novembro e fevereiro, pode assisitr um jogo em Santo Domingo.

Agora se você é fã de golfe, vai encontrar muitos campos a beira mar!! O mais famoso é o Punta Espada, um dos 10 melhores do Caribe!

golf punta espada

Embaixada Brasileira: Fica em Santo Domingo, Av. Winston Churchill 32, 2° piso. Tel.: +1 809 532-0868

Recomendação importante: Tome sempre água mineral, de preferencia envasada, para não ter problemas de contaminação.

Sobre Debora Galizia

Nossa família sempre amou viajar, desde quando as crianças eram pequenas. Hoje são adolescentes e mantemos esta paixão! Aqui você vai encontrar um pouco das nossas aventuras pelo Brasil e pelo mundo, nossas dicas, "perrengues" e nossas experiências...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *