Natal e Ano Novo em Paris

Natal é sinônimo de luz, já imaginou comemorá-lo na cidade luz? Como nos filmes de cinema: todos de casacos pesados, flocos de neve caindo, casas iluminadas e aquecidas…

Assim é o natal em Paris… A cidade que já é um charme, fica ainda mais atraente com todo o clima de natal.

Tem inúmeras atrações e algumas  são grátis…

Champs Elyseé : no inicio de novembro já decora suas vias com mais de 200 árvores e milhares de luzinhas… Imperdível! P.S. admirar as árvores não custa nada, mas se entrar em alguma lojinha…. não nos responsabilizamos!

Champs-Elysees-with-Christmas-Lights

Carrossel : De 22 de dezembro a 01 de janeiro, são montados vários carrosséis (manéges du noél) na cidade e as crianças brincam de graça!!

carrossel paris

 

Pista patinação  l’Hôtel de Ville: começa no final de dezembro e vai até o final de fevereiro. Para usar a pista você não paga nada, mas se quiser alugar os patins, custa em média EUR$ 7.00. As filas são bem grandes nos finais de semana. É obrigatório o uso de luvas. Funciona das 12 as 22 horas durante a semana e aos finais de semana, das 9 as 22 horas. Place de l’Hotel de Ville, 75004 – Paris (metro Hotel de Ville)

pista patinação paris

Roda gigante Place de La Concorde: ela é montada todos os anos antes do natal e esperada por muitos turistas e residentes. A vista lá do alto é linda.

place de la concorde roda gigante

As vitrines das grandes lojas de departamentos são um espetáculo à parte, com bonecos animatronics, som, luz e muita criatividade. Vale a pena contemplar as Galeries Lafayette e Printemps, entre outras. 

galeries lafayetteprintemps

Missa de Natal: país fortemente católico, tem missas lindíssimas na véspera e no dia de Natal. Consulte a programação da Sacré-Coeur e na catedral Nôtre Dame. Geralmente montam lindos presépios e em frente a Notre Drame tem uma imensa árvore de Natal.

snowing-at-sacre-coeur-paris-france

notre dame

 

São comuns os mercados de natal (marches de noel), que são feirinhas, que vendem tudo: alimentos, presentes, enfeites. Tem vários espalhados pela cidade, os mais conhecidos são: Champs Elyseé (160 barracas), Lá Défense, Haut Montmartre, Saint Germain des Prés e o Village de Noel du Trocadero e o Montparnasse.

berlin gendarmenmarkt christmas market

 

Você pode reservar um charmoso restaurante para o jantar do dia 24 ou um brunch no dia 25. Na cidade da gastronomia requintada, boas opções não faltam! É importante reserva, pois muitos restaurantes fecham nos dias 25, 31/12 e 01/01.

Ano Novo em paris

Torre Eiffell: A torre se ilumina e uma linda cascata de fogos clareia o céu. É muito lindo, porém, como na maioria dos outros países da Europa, o Ano Novo não tem esta comemoração toda que temos no Brasil. Geralmente é comemorado em jantares em casa, com a família e amigos.

P.S. A Lu Misura, do blog Colagem, nos informou que não é todo ano que tem queima de fogos na torre. Se informe antes!

torre ano novo

 

Eurodisney ou Disneyland Paris

O clima mágico também acontece por lá, de 10 novembro  a 06 janeiro, com linda decoração, flocos de neve que caem sem parar, parada de natal com os personagens e o papai Noel.  Músicas natalinas e no final do dia, a imensa arvore de Natal é acendida e no castelo da Bela Adormecida, acontece um lindo espetáculo de Natal.

Uma grande vantagem é que os parques funcionam normalmente nos dia 25 e 31 de dezembro, uma boa opção, já que quase todo o comércio e restaurantes estarão com as portas fechadas. Nestes dias, os parques costumam estar mais cheios, mas não fecham antes por lotação.

Entrada: 62,00 euros, crianças de 3 a 11 anos 56,00 euros

4dlp123234LARGE9dlp123234LARGEdisneyland-paris-navidadMain-Street-Christmas-Tree-Night

 

Tradição de natal

O tronco de Natal é tipo um rocambole, recheado com um creme de manteiga e chocolate. Esta sobremesa tipicamente francesa, faz parte do almoço de natal da grande parte das familias.

tronco de natal

 

Joyeux Noel: outra tradição francesa, é a “reconciliação de Natal”. No dia 25, a pessoa vai até a casa de alguma pessoa que teve problemas ou guarda mágoa para fazer as pazes. É uma bela tradição, não acham?

Mesa de natal: alguns católicos tradicionais colocam 3 toalhas brancas, 3 castiçais com velas brancas e 3 taças com germen de trigo, simbolizando a Santissima Trindade. Outros, menos tradicionais, usam uma toalha branco e velas. O capricho e o requinte estão presentes em quase todas as mesas.

mesa natal francesa

 

E você já passou o Natal ou Ano Novo em Paris? Deixe suas dicas ou seu post nos comentários.

Sobre Debora Galizia

Nossa família sempre amou viajar, desde quando as crianças eram pequenas. Hoje são adolescentes e mantemos esta paixão! Aqui você vai encontrar um pouco das nossas aventuras pelo Brasil e pelo mundo, nossas dicas, "perrengues" e nossas experiências...

Um comentário sobre “Natal e Ano Novo em Paris

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *