Como funcionam as escolas nos EUA?

Nos últimos anos, temos ouvido muitos brasileiros pensando e decidindo mudar para os Estados Unidos.

Fomos pesquisar e conversar com amigos que mudaram recentemente (e outros a mais tempo) e hoje vamos falar sobre as escolas!

Nos Estados Unidos, o governo garante escola pública e de qualidade para todos os moradores do 1º ano (5 anos de idade) até o término do High School (equivalente ao nosso ensino médio).

No total, são 12 anos de estudos, sendo divididos da seguinte forma:

Preschool: equivalente ao jardim da infância. Por não ser obrigatório, quase não existem escolas públicas, a maioria frequanta escolas particulares. São conhecidos como Day Care.

Elementary School : Equivalente ao nosso Ensino Fundamental I. A criança precisa ter 5 ou 6 anos completos. Dura aproximadamente 5 anos (1ª a 5ª série). As matérias obrigatórias são: inglês (gramática, soletração e vocabulário), matemática, Estudos sociais, ciência, Educação artisitica, educação fisica, arte e leitura.

elementary school

Middle School: da 6ª a 8 série – 3 anos (equivalente so nosso Fundamental II).

middle school

High School: do 9º ao 12º ano – 4 anos – equivalente ao nosso Ensino Médio.

No middle e no High School as matérias obrigatórias: matemática ( álgebra, geometria, pré-cálculo, estatística), inglês (literatura, humanismo, composição, linguagem oral), ciências (biologia, quimica e fisica), história ( história, geografia, economia), educação física e uma lingua estrangeira (pode ser definida pelo distrito ou pelo estado).

Além das matérias obrigatórias, os alunos escolhem algumas matérias opcionais: artes, música, esportes, teatro, linguas estrangeiras e carreiras técnicas.

Chinatown

As faculdades são pagas, mas existem inúmeras possibilidades de bolsas e se você estudar na faculdade da localidade que você mora, o valor também é subsidiado.

O horário de aula geramente é das 8 as 14 ou 16 horas, as crianças almoçam na escola e não existe aula no período noturno. O ano letivo tem 180 dias.

Os alunos mudam se sala de acordo com a aula (cada professor fica na sua classe e os alunos que vão até lá).

Como vemos em filmes, a maioria das escolas tem armários, onde cada aluno guarda seus pertences.

O almoço é feito na escola, no sistema “bandeijão” e custa em média U$ 2,00, mas os alunos que não tem condições tem subsídio.

O ano letivo começa em agosto e termina no final de maio ou inicio de junho. As férias de Verão são mais de dois meses, no meio do ano. Na época do Natal e Reveillon, tem alguns dias de recesso (média de 15 dias). Além disso, as escolas tem uma semana de “folga” no 1º semestre, chamada de “Spring Break”.

Existe as matérias obrigatórias (matemática, inglês, ciências, história, economia e governo dos EUA) e matérias opcionais, que o aluno escolhe o que tem mais afinidade ( culinária, artes, música, esportes e teatro).

A partir do 5º ano, as notas vão de A a F, de acordo com a pontuação (0 a 100), sendo A a melhor nota (90 a 100 pontos) e F a pior (abaixo de 59 pontos).

As escolas públicas são distribuídas por Distritos Escolares “School District” e você precisa frequentar a escola do distrito que você reside. As escolas são também avaliadas e classificadas por nota. Então, é muito comum, as pessoas procurem um lugar para morar, de acordo com a qualidade das escolas desta região.

Os melhores bairros tem as melhores escolas, pois elas são subsidiados pelo importo pago pelos moradores (o imposto parecido com o nosso IPTU é destinado para as Escolas do bairro).

Toda criança tem vaga garantida na escola do seu distrito. A inclusão social funciona de forma eficaz: qualquer aluno que tenha alguma necessidade especial tem direito a vaga na escola do seu distrito. No site http://www.greatschools.org/ você encontra o ranking de cada escola e a localização.

Para matricular seu filho na escola, é necessário:

  • Comprovante de endereço ( proof of residency in School ZOne) – pode ser uma conta de luz, telefone.
  • Exame Médico (proof of physical examination) – uma declaração de um médico americano, que a criança esta com a saúde boa.
  • Carteira de Vacinação (immunizations) – um formulário de vacinação atualizado que é disponibilizado pela autoridade competente de saúde do estado da Florida.
  • Certidão de Nascimento ( proof os date od birth) 

O transporte escolar não é pago, faz parte da responsabilidade da escola, inclusive se responsabilizam pela criança dentro do ônibus escolar.

99% da população americana é alfabetizada e apenas 10,7% frequentam escolas particulares.

E com relação ao idioma?

A maioria das crianças brasileiras chegam aos Estados Unidos sem saber falar o inglês. As escolas tem o programa ESOL, que é um apoio para estdantes que não são fluentes no inglês.
Eles tem aulas de reforço do idioma e um acompanhamento, 1 vez por semana, com um professor que fala seu idioma.

São feitos testes que classificam as crianças com relação à fluência (1 a 5) e quando ela atinge o nível 3, esta apta para ler e entender em inglês e não precisa mais do professor auxiliar.

Flarida Deaprtament Education

Você mora nos EUA? Como foi o processo de escolha das escolas e qual seu feedback?

Pensa em mudar para os EUA? Quais são suas dúvidas ou sugestões?

 

Sobre Debora Galizia

Nossa família sempre amou viajar, desde quando as crianças eram pequenas. Hoje são adolescentes e mantemos esta paixão! Aqui você vai encontrar um pouco das nossas aventuras pelo Brasil e pelo mundo, nossas dicas, "perrengues" e nossas experiências...

2 comentários sobre “Como funcionam as escolas nos EUA?

  1. Oi debora, gostei bastante desse post sobre as escolas, essa é uma das minhas preocupações, mas a maior preocupação é como funciona o sistema de saude. Por mais que leia mais nebuloso fica
    Voce tem algum post sobre esse assunto?
    A unica coisa que consegui ter certeza é que saude nao é barata e que ter um convenio é essencial… sem o social security conseguimos contratar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *