Como conseguir o Green Card?

A atual situação do Brasil, a falta de credibilidade dos nossos governantes, o crescente aumento da violência, o trânsito nas principais capitais e o péssimo sistema de transporte público, tem feito com que muitos brasileiros pensem na possibilidade de mudar para o exterior.

E quando o assunto é mudar de país, 9 entre 10 brasileiros, se pudessem, morariam nos Estados Unidos.

Sofremos uma grande influência americana, na forma de vestir, na alimentação e principalmente no entretenimento. A língua inglesa faz parte do curriculum da grande maioria das escolas, desde o maternal e nem é mais considerado um “diferencial”.

green card

Mas como mudar para um outro país? O que precisamos fazer? Com funciona? 

Em primeiro lugar, como em tudo o que fazemos, é importante ter uma situação legalizada, ficar na informalidade é muto difícil e cada vez mais as autoridades estão monitorando os imigrantes ilegais.

Os Estados Unidos exige visto de brasileiros, tanto para estudar, trabalhar ou passear. Cada visto, tem especificações e períodos diferentes. Você não pode morar lá se tiver apenas um visto de turismo e nem trabalhar se tiver um visto de estudante (alguns permitem).

Como ter o direito de morar e trabalhar nos Estados Unidos?

O único jeito de conseguir morar e trabalhar legalmente é com o tão desejado “Green Card”. Com este cartão, o brasileiro pode morar e trabalhar por tempo indeterminado. Pode entrar e sair do país quando quiser. A única restrição é não ficar fora do país por mais de seis meses, sem autorização do serviço de imigração e naturalização americano – INS.

O que é o Green Card?

O nome oficial é United States Permanent Resident Card e o significado literal da palavra é “cartão verde” ou seja “livre acesso”. É um visto permanente de trabalho e residência. Não é necessário nenhum vínculo, nem de trabalho e nem de estudo.

Com o Green Card, sou considerado cidadão americano?

Não, o portador do green card tem uma autorização de trabalho e residência, mas NÃO é considerado um cidadão americano. Tem direito a praticamente todos os benefícios, mas não todos: como por exemplo o direito de votar.

E como obter a Cidadania americana?

Depois de algum tempo com o green card, você pode fazer uma aplicação e conseguir a cidadania americana.

Mas como conseguir o Green Card?

Existem algumas formas de conseguir legalmente o green card.

Parentes com cidadania americana: Se você tiver parentes de primeiro grau (pais, filhos e irmãos) que tenham cidadania americana, você pode solicitar o green card. Costuma demorar um pouco, mas é uma forma fácil de conseguir. O green card precisa ser solicitado pelo parente que reside nos EUA e pode demorar de 2 a 8 anos.

Através de um empregador: Se você receber uma proposta de emprego nos Estados Unidos, primeiro você receberá o visto de trabalho (H1-B é o mais comum) e futuramente, você pode solicitar o Green Card. A maioria dos empregos requer nível superior e conhecimento específico, pois será necessário que o empregador prove que é necessário trazer uma pessoa de “fora” para ocupar a vaga. As áreas mais comuns são: informática, engenharia e ciências médicas. Pode demorar de 2 a 5 anos.

Casamento: Se você casar com  um cidadão americano, tem direito ao green card. Muito cuidado e fuja dos casamentos comprados ou arranjados, para conseguir o green card, isto é ilegal e o governo esta muito em cima disto. Se realmente casar com um americano(a), depois de 1 a 2 anos e tendo comprovado a veracidade do casamento, você receberá o green card.

Por investimento: Se for empresário e investir 500 mil dólares em locais com alto índice de desemprego ou 1 milhão de dólares nas regiões metropolitanas. É necessário abrir uma empresa e gerar pelo menos 10 empregos para americanos ou residentes legais. Demora entre 2 e 3 anos.

Loteria: É pura sorte, mas todos os anos, tem a loteria do green card sorteia mais de 50 mil vistos do green card para diversos países do mundo todo. É necessário ter pelo menos o 2º grau completo, pelo menos dois anos trabalhados (nos últimos 5 anos) .

Do total de inscritos, 100 mil pessoas são selecionadas, recebem uma carta e vários formulários para preencher, os 50 primeiros que devolverem a documentação preenchida, são convocadas para uma entrevista no consulado.

O green card é valido para o sorteado, seus cônjuge e filhos solteiros e menores de 21 anos.

Depois do green card, você tem até seis meses para mudar para os EUA.

Mas a má noticia é que ela não esta mais disponível para brasileiros, devido ao grande numero que de imigrantes brasileiros.

Vamos torcer para mudar as regras para o próximo ano.

Qual a validade do green card?

Tem validade de 10 anos e depois disso, precisa ser renovado.

É possível “perder” o green card?

Sim, se cometer algum crime ou infração grave, pode ter seu green card cassado.

Preciso me tornar um cidadão americano ou posso ficar apenas com o meu green card?

Depois de 5 anos com o Green card, você pode solicitar a naturalização e se tornar um cidadão americano. Porém apenas 40% dos detentores do green card pedem a  cidadania. Para muitos, o green card já atende suas necessidades, outros, simplesmente não sentem a menor necessidade e alguns países como China e Japão, não aceitam dupla cidadania.

Qual a vantagem de ter a cidadania?

Sendo cidadão americano, você pode “patrocinar” o green card para seus parentes de primeiro grau (pais, filhos e irmãos).

Pode também sair e voltar para o EUA quantas vezes quiser e ficar fora o tempo que desejar.

Posso ter a cidadania americana e continuar a ser um cidadão brasileiro?

Sim, o Brasil permite e aceita a dupla cidadania. Mesmo que consiga a cidadania americana, você continua sendo um cidadão brasileiro e tendo os mesmos direitos (inclusive direito a voto).

Você pode ter dois passaportes: um americano (que usa para entrar e sair dos EUA) e um brasileiro (que usa para entrar e sair do Brasil). 

E você, alguma vez já pensou em sair do Brasil?

Você mora em outro país? Conte sua experiência para nós!

 

Sobre Debora Galizia

Sou publicitária, casada e mãe de um lindo casal de crianças, que já estão mais crescidinhos... Mas que desde pequenos sempre adoraram nos acompanhar nas viagens, para conhecer este imenso mundo!!!

  • Thainá

    A minha tia que tem cidadania americana é minha responsável legal nos EUA, porém eu já tenho 19 anos, mas eu tenho direito ao green card atraves disso?

  • Pingback: Como conseguir o green card ? | blog2493()

  • Jéssica Ribeiro Horan

    Se eu tirar visto de estudante e suponhamos que eu me forme em arquitetura no USA,eu teria algum crédito para conseguir o Green Card?E também já ouvi dizer que quem se forma em alguma profissão aqui no Brasil não é válido lá,é verdade?