Blogagem Coletiva: O que meu filho aprendeu viajando

Adorei a ideia do grupo Blogueiros de Viagem, com o tema :  que meu filho aprendeu viajando.

blogagem coletiva

Eu acredito muito que o que  fica em nossa memória são as experiências, as vivências e as viagens são estas experiências diferentes do cotidiano e vividas de forma muito intensa.

Sempre gostamos de viajar com nossos filhos, desde pequenos. Eles crescem muito rápido e quero curtir cada minuto, hoje, já estão com 11 e 12 anos e quando olho para trás, vejo quanta coisa boa e quanto aprendizado estas viagens trouxeram.

Planejamento:Tudo na vida, quando planejado tem chances maiores de dar tudo certo. Uma viagem planejada, geralmente é melhor aproveitada. Meus pequenos são “ratinhos”da internet, pesquisam destinos, atrações, reviews de hotéis…

Economia: por serem um pouco mais velhos, eles já tem esta consciência do valor do dinheiro e eles mesmo sugerem trocar festas de aniversário (e outras despesas do dia a dia) para “guardar”dinheiro para viajar. Pesquisam preços de passagens aéreas, já sabem que as vezes alterando 1 ou 2 dias ou valores caem muito. Conhecem as moedas dos lugares para onde já fomos e para destinos que eles acham interessantes e sabem (não de forma correta), transformar em reais.

Geografia: o interesse em viajar é perfeito para entender e gostar de geografia. Eles gostam muito e sabem inúmeras capitais, estados e países. Tem noção de hemisfério norte, sul, oriente, ocidente, fronteiras, diferentes estações do ano, fuso horário… Vou lançar a campanha #geografianaprática nas escolas

Linguas: gostam muito de inglês e espanhol e se arriscam a falar. Sabem a importância que aprender e falar outras línguas tem. Se interessam também por outros idiomas e se pudessem, o Gabri estaria estudando italiano e a Mamá francês.

Lidar com imprevistos: a vida é cheia de imprevistos e nem tudo o que planejamos acontece como gostaríamos. Em viagens, por estar fora do nosso dia-a-dia, estes imprevistos acontecem com mais frequência ou ficam mais evidentes. Entender e aceitar que o vôo foi cancelado, que teremos que esperar mais 4 horas no aeroporto, que termos que ir ao parque com chuva, que não vamos conseguir fazer algumas coisas programadas, que o hotel reservado não é tão bom quanto imaginamos. Faz parte da vida ter frustrações e lidar com elas..

União e ajuda mútua: a regra aqui em casa é que todos nos ajudamos, eles carregam suas malas, ajudam a pedir táxi, pedem seus lanches…

Conhecimentos Gerais: o interesse em viajar desperta a curiosidade para descobrir novos lugares, eles conhecem (mesmo sem nunca ter ido), vários países, suas capitais, cidades e pontos turísticos. Na escola, relacionam alguns fatos com mais facilidade.

Acho que é muito aprendizado, vivenciado de uma forma inesquecível!!

Veja o que outros filhos, das famílias viajantes aprenderam!

1 – Viagens que Sonhamos
2- Felipe, o pequeno viajante
3- Malas e malinhas
4 – As Passeadeiras
5 – Do RS para o Mundo
6 – Família Viagem
7- Viagem Simplesmente
8- TripBaby
9- Ases a Bordo
10 – Malas e Panelas
11 – Vem Pro Parque
12 – No Mundo com a Gente
13 – Trilhas e Cantos
14 – Gosto e Pronto
15- Valentina na estrada
16- Retrip Viagens e Experiências
17 – Para a Disney e além
18 – Wanna Disney Pelo Mundo
19 – Com Filhos por aí!
20 – Cuore Curioso
21- Andreza Dica e Indica Disney
22 – Viajo com Filhos (Fernanda)
23 – Por aí com os Pires (Line Pires)
24 – Vida de Viajete:
25 – Cantinho de Ná (Cynara Vianna)
26. Viajo com Filhos (Patricia)
27. Carregando Malinhas (Aline Figueiredo)
28. De Primeira Viagem (Aline Aguiar)
29. Roteiro Renatours
30. Ferinhas Viajantes (Ana Paula Lima)
31-Os Caminhantes
32- Dicas da Rege
33 – Viajando em Família
34 – Pequenos pelo mundo
35 – Passeiorama
36. O Rei do Hotel
37. Vou Viajar

 

 

 

  • Claudia Bins

    É isso aí, só vejo vantagens e benefícios em levar as crianças para viajar. Concordo com tudo!

    Claudia
    @AsPasseadeiras

    • Debora Galizia

      Claudia,
      Realmente só ganhamos!!
      bjs

  • Pingback: O que minhas filhas aprenderam viajando! - Carregando Malinhas()

  • Pingback: O que nossa filha aprendeu em viagens - Malas e Panelas()

  • Pingback: 10 coisas que as crianças aprendem viajando | Família Viagem()

  • Não há nada mais enriquecedor do que a experiência não é?! O melhor de tudo é que eles já te ajudam nas pesquisas e no roteiro né? Isso faz as viagens ficarem ainda mais especiais!

    • Debora Galizia

      É verdade!

  • Claudia Rodrigues

    Que bom saber que com 11 ou 12 anos o Lipe já vai estar sabendo tudo isso, heheheh…é muito legal acompanhar o desenvolvimento deles, né? Tem que aproveitar bem cada fase, mesmo!

    Bjokas,

    Claudia@pequenoviajante

    • Debora Galizia

      Segura o Lipe com 11 ou 12 anos!! Antenado e descolado como ela já é, vai colocar os pais no chinelo!! kkk

  • Pingback: O que minha filha aprendeu viajando - Andreza Dica e Indica Disney()

  • Planejamento e economia também estão em minha lista. Acho um dos itens fundamentais. De uma maneira ou de outra, sempre aprendem muito com nossas viagens. Uma lembrança para toda a vida, não é , mesmo? Abç. Su

    • Debora Galizia

      Acho que fazem parte da vida, né Susana?

  • Curti o post! Alguns dos itens da sua listinha também estão na minha e achei isso bárbaro, porque só comprova o quanto a nossa percepção é real e o valor da viagem como mecanismo de aprendizado através da vivência e das experiências. Bjs!

    • Debora Galizia

      QUe bom Simone!!

  • Que maravilha seus filhos já ajudarem no planejamento e economizarem para viajar! Receita de sucesso! abraços, Carlos.

    • Debora Galizia

      Muito bom mesmo! A curtição da viagem começa no planejamento!!! bjs