Blogagem coletiva: As viagens da minha infância – A riqueza da Simplicidade

Quando comecei a escrever o texto da blogagem coletiva “As viagens da nossa infância”, fiquei bem pensativa, refletindo um assunto que vivemos questionando: Como éramos felizes com tão pouco? Como tudo mudou tão rapidamente e cada vez mais precisamos de coisas que há 10 anos atrás, nem imaginávamos que pudessem existir..

viagem antigamente

Minhas viagens na infância eram bem mais simples: não precisava de passaporte, de reserva em hotel, pesquisas na internet, aliás nem internet tinha…

Íamos todos de carro e sem cinto de segurança, somos em quatro filhos (nem teria cinto para todos). O carro não tinha ar condicionado e nem air bag. O GPS era um guia impresso imenso. Se furassse o pneu ou acontecesse alguma coisa na estrada, tínhamos que procurar um “orelhão” pois não existia celular…

Durante o caminho, nossa diversão era cantar, brincar de stop e adivinhas para passar o tempo, não existia ipad, ipad, DVD portátil.. nada das modernidades que temos hoje e utilizamos para distrair nossos filhos durante o trajeto.

Minha mãe sempre preparava um lanchinho para comermos no caminho, acho que até os postos de gasolina não eram tantos e nem tão bons como encontramos hoje. O lanchinho da minha mãe costumava ser torta de frango, uva e ovo cozido!!!! Rsrsr  Acham que é o cumulo da breguisse??? Minha sogra levava cachorro quente na garrafa térmica!!! Rsrsr  Tá difícil saber qual é o pior….

De cinco em cinco minutos um de nós perguntava se já estava chegando e como era longe!! Uma viagem de uma três horas parecia um século!!

As viagens que mais marcaram minha infância foram para Tapiratiba, para a fazenda onde meu vô morava. A cidade é bem pequena e fica na divisa de São Paulo com Minas Gerais. Costumávamos ir nas férias e alguns feriados.

Lembro até hoje da carinha do meu vô e da minha vó vindo encontrar com a gente, assim que o carro parava… Como era gostoso sentir aquele abraço cheio de amor, ouvir aquelas histórias que só ele sabia contar… Hoje, fico pensando a ansiedade que eles deveriam ficar nos esperando, contando os minutos..

Junto com eles, sempre estava a querida tia Maria… Esta era mais que especial, uma das pessoas com o coração mais puro que já conheci. A vida não foi fácil para ela, mas nunca a vi reclamar de nada, nunca falou mal de ninguém, nunca senti que ela tivesse inveja, raiva ou algum sentimento ruim… Ela levava sua vidinha e era grata a Deus pelo que tinha e não tinha muita coisa… Tinha alegria em viver e isto bastava.

Como era bom! Juntávamos os primos que já moravam lá com os que iam daqui e era muito diversão: Andar a cavalo, pegar água na bica, chupar cana, ficar “soltos”, nadar no açude, pegar manga, uva e jabuticaba do pé, pescar (ops, confesso que além de não ter paciência para pescar, não tinha coragem de pegar as minhocas e os peixes)

Hoje tudo mudou, temos acesso a muito mais… Viajar ficou mais fácil, a internet trouxe todas as informações que precisamos, a Disney não é mais um sonho impossível, a cada momento descobrimos outros lugares fascinantes…. Trabalhamos muito, ganhamos mais e gastamos muito mais. Temos que cada vez trabalhar mais para comprar tudo o que “precisamos”.

Nossos filhos são, na maioria das vezes, nossa justificativa para isso. Precisamos comprar um videogame novo para as crianças, o hotel tem que ser bem confortável porque estamos com crianças e por ai vai…

Sem demagogia nenhuma, adoro viajar, conhecer outros lugares, outras culturas. Fico feliz, que hoje as possibiliades de viajar são muito maiores e opções não falta,..

Gosto de fazer isso sempre com nossos filhos e se puder ter mais gente da família, melhor ainda! Se me perguntar uma lista de lugares que quero conhecer, já tenho na ponta da língua, mas vou confessar…

Do fundo do meu coração, trocaria QUALQUER viagem para poder ir novamente para Tapiratiba, só mais um final de semana, só para dar um abraço apertado no meu querido vô Chico, da minha lindinha vó Jóva e na minha tia Maria…. Ah como queria voltar no tempo, que eles pudessem ter conhecido e convivido com meus filhos…. Queria só poder dizer o quanto os amava e o quanto eram pessoas incríveis!

Eh, esta blogagem me deixou melancólica, não triste, mas saudosista… Reforçando o que sempre acreditei: Nada é mais especial que a família e o amor… Nenhum lugar, por mais mágico e encantador que seja substitui a emoção e o convívio com pessoas queridas..

É preciso usar e se beneficiar de todas as facilidades do mundo moderno, mas não podemos esquecer nunca das nossas raízes, esquecer o que realmente importa. E o que realmente importa? É o AMOR, as recordações que temos dentro de nós…

Um desafio e tanto ensinar e proporcionar isto para nossos filhos, não é? É preciso ter consciência que a Disney é maravilhosa, mas uma final de semana na casa dos primos, pode ser mais enriquecedor ainda!!

Saudades… Muitas saudades…..

Veja também as viagens na infância de outros blogueiros:

1. Claudia Rodrigues Pegoraro – Felipe, o Pequeno Viajante

http://felipeopequenoviajante.blogspot.com.br/2013/10/blogagem-coletiva-as-viagens-da-nossa.html#more

2. Karen Schubert Reimer – As Aventuras da Ellerim Viajante

http://ellerimviajante.com.br/2013/10/blogagem-coletiva-as-viagens-da-nossa-infancia.html

3. Francine Agnoletto – Viagens que Sonhamos

http://viagensquesonhamos.blogspot.com.br/2013/10/as-viagens-da-minha-infancia.html

4. Thyl Guerra – Viajando com Palavras

http://viajandocompalavras.com/2013/10/12/blogagem-coletiva-as-viagens-da-nossa-infancia/

5. Marcia Tanikawa-Os Caminhantes

http://oscaminhantes.com/2013/10/blogagem-coletiva-as-viagens-da-nossa-infancia.html

6. Adriana Pasello – Diário de Viagem

http://www.diariodeviagem.com/photo/blogagem-coletiva-viajava-crianca/

7. Sut-Mie Guibert – Viajando com Pimpolhos

http://viajandocompimpolhos.com/2013/10/12/blogagem-coletiva-as-viagens-da-nossa-infancia/

8. Andrea Barros – Do RS Para o Mundo

http://dorsparaomundo.blogspot.com.br/2013/10/3-blogagem-coletiva-as-viagens-da-minha.html

9. Andreza Trivillin – Andreza Dica e Indica Disney

http://www.andrezadicaindicadisney.com.br/2013/10/blogagem-coletiva-as-viagens-da-nossa.html 

10. Patricia Papp – Coisas de Mãe

http://coisasdemae.wordpress.com/2013/10/12/blogagem-coletiva-viagens-na-infancia/ 

11. Camila de Sá Marquim – Na Viagem com Camila

http://naviagemcomcamila.wordpress.com/2013/10/12/blogagem-coletiva-as-viagens-da-nossa-infancia/

12. Débora Segnini – Gosto e Pronto

http://www.gostoepronto.com/2013/10/blogagem-coletiva-viagens-infancia/

13. Débora Galizia – Viajando em Família

http://viajandoemfamilia.com.br/blogagem-coletiva-as-viagens-da-minha-infancia-a-riqueza-da-simplicidade/

14. Aryele Herrera – Casa da Atzinhttp://casadaatzin.wordpress.com/2013/10/13/blogagem-coletiva-as-viagens-de-nossa-infancia/

15. Andréia Mannarino – Mistura Nada Básica

http://misturanadabasica.blogspot.com.br/2013/10/3a-blogagem-coletiva-as-viagens-da.html

16. Tatiana Dornelles – Destino Mundo Afora

http://destinomundoafora.blogspot.com.br/2013/10/blogagem-coletiva-as-viagens-da-nossa.html

17. Manu Tessinari – Cup of Things

http://cupofthings.com/2013/10/15/blogagem-coletiva-viagens-nossa-infancia/

18. Valéria Beirouth – It Babies

http://beirouth.wordpress.com/2013/10/15/blogagem-coletiva-as-viagens-da-nossa-infancia/

19. Luciana Misura – Colagem

http://luciana.misura.org/2013/10/15/blogagem-coletiva-viagens-da-nossa-infancia/