12 Dicas para comprar passagens aéreas mais baratas

O valor das passagens aéreas representa grande parte da despesa de uma viagem. No Brasil, as passagens tem um custo muito alto. Alguns fatores que levam os preços “as alturas”: altas taxas aeroportuárias,  impostos e pouca concorrência

Para complicar ainda mais, o gasto com passagens aéreas representa uma parte significativa no gasto total da viagem.

1. Pesquise muito

Existem alguns sites e app que fazem um comparativo de preços de passagens aéreas. Vale a pena consultá-los e ficar de olho nas promoções.

2. Fique de olho nas promoções

A melhor forma de conseguir as melhores tarifas, são as promoções das Cias Aéreas. No site Melhores Destinos , eles fazem pesquisas de preços e mandam muitas promoções de passagens aéreas.

As tarifas promocionais tem algumas restrições (cancelamento, remarcações, milhagem), leia com atenção.

3. Cote direto nas cias aéreas

Depois de identificar as melhores tarifas, entre direto nos sites das cias aéreas. O preço será o mesmo (ou até menor) e não terá a taxa de serviços, cobradas por alguns sites.

4. Fuja da alta temporada e dos feriados

Nem sempre esta é uma opção, principalmente se você tiver filhos em idade escolar, mas se for possível, não pense duas vezes: os preços caem muito de fevereiro a junho e de agosto a dezembro.

5. Tenha Flexibilidade de datas

Pesquise datas diferentes, os valores mudam dia a dia e por um ou dois dias, você pode economizar bastante.
Geralmente, as tarifas de sexta e domingo são mais caras e no meio da semana (terça a quinta) as mais baixas.

6. Tenha flexibilidade de horários

Os vôos noturnos geralmente são mais caros que os diurnos. Avalie o valor da diferença, para definir se “compensa” o desgaste de um voo longo e diurno.

7. Horário de pesquisa de preço

Muitos dizem que fazer a “busca” da passagem aérea nos finais de semana ou madrugada, é possível encontrar passagens mais baratas.

De fato já comprovamos isso: as empresas e agências de turismo fazem todas as transações durante o horário comercial e os valores ficam mais altos.

8. Esqueça o “mito” de comprar com 8 meses de antecedência

Em um mesmo vôo, você pode encontrar inúmeros valores diferentes para a mesma classe. Isto varia, de acordo com a lotação da aeronave e a quantidade de bilhetes promocionais.

Há um tempo atrás, muitos diziam que o ideal era comprar as passagens com antecedência de pelo menos 8 meses. Esta teoria não existe mais.

As cias aéreas começam a vender as passagens com um ano de antecedência, neste momento, as tarifas são as mais altas. De acordo com a lotação da aeronave, os valores sobem ou caem.

O site Promoções relâmpagos de passagens aéreas sempre tem promoções de última hora e outras com alguns meses de antecedência.

9. Leilão eletrônico

A empresa Milan Express recebe semanalmente um lote de passagens da gol para leiloar. Você pode pesquisar os valores nos sites

10. Tente mudar ou não permitir a identificação do seu IP para fazer as pesquisas

Muito tem se discutido na internet, uma prática que vem sido cada vez mais utilizada: Você faz uma pesquisa de preço na internet, o site identifica seu IP e quando você entrar novamente para consultar, os preços estarão um pouco mais altos.. O objetivo desta ação é estimular a compra, passando a “ideia” que restam poucos lugares e que os preços estão subindo.

11. Compre sempre ida e volta

Comprar trechos de ida e volta separados sai mais caro do que comprar juntos.

12. Compre as conexões junto com o voo principal

Sempre que possível, prefira comprar as conexões e trechos internos linkados. Se tiver algum atraso, a cia se responsabilizará pela sua reacomodação.

Boa sorte na sua busca por passagens mais baratas!!